União! Há 10 anos a união dos esteticistas e técnicos em estética começou a fazer a diferença na vida de milhares de profissionais através do projeto de lei 2332/2015. Foi a partir deste PL criado há 10 anos que surgiu nossa lei de regulamentação 13.643 de 3 de abril de 2018. Foi somente através da união de nós Esteticistas pelo Mutirão da Estética que esse sonho e essa conquista foram possíveis.
Hoje a estética precisa novamente desta mesma união e engajamento. Hoje temos 13 Projetos de Lei em andamento na Câmara dos Deputados que atingem diretamente nossa profissão, entre ele o PL 2717/2019 que “Dispõe sobre o reconhecimento da Saúde Estética como área de atuação do profissional de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia”. Projetos que se forem aprovados da forma que estão decretará o fim da profissão de esteticista no Brasil.
É importante lembrar que nossa profissão já está ameaçada e nossa atuação profissional já tem sido impedida pela ANVISA através da Nota Técnica 02/2024/SEI/GGTES/DIRE3/ANVISA que de forma errônea e pretenciosa classificou o esteticista como não sendo um profissional da saúde e limitou de forma infralegal nossas possibilidades de atuação.
Temos todos esses desafios para 2025, mas podemos dizer que temos com eles a OPORTUNIDADE de avançar como nunca na história! Podemos fazer deste ano o melhor ano para os profissionais da estética desde que iniciamos nossa luta pela regulamentação. Tudo dependerá de nossa UNIÂO e REPRESENTATIVIDADE.
A UNESTE representa esta União! Somos a União Nacional dos Esteticistas e Técnicos em Estética e precisamos unir nossas forças para avançar em nossas conquistas. Por isso, neste início de ano, conclamamos a todos esteticistas e técnicos em estética do Brasil que engajem nessa luta. Sem representatividade e sem uma associação forte pereceremos. Associe-se e se você já é sócio, renove sua anuidade pois precisamos lutar por nossa profissão e avançar.
Para a UNESTE 2025 é o ano de representar, avançar e crescer! Tenhamos um feliz 2025!